Companhias de seguros “online”. O que são e como funcionam

O que nunca lhe disseram acerca do seguro auto

Companhias de seguros “online”. O que são e como funcionam

Seguradoras Online

Os Seguros Automóveis subscritos online têm a mesma validade daqueles que são assinados nos moldes tradicionais. Apesar disso, as companhias de seguros que funcionam exclusivamente na Internet, ou por via telefónica, são ainda vistas com desconfiança por alguns. Mas são cada vez mais uma solução para tantos, pelos preços mais económicos e pela rapidez e comodidade que a Internet proporciona.

Principais seguradoras online em Portugal:

Mais detalhes acerca deste tipo de seguradora

Estas novas seguradoras, chamadas de “Low Cost”, têm várias vantagens. Não tendo um espaço físico onde funcionar, conseguem praticar preços mais vantajosos, funcionam na mesma medida das companhias típicas. O procedimento para subscrever um Seguro Automóvel é o mesmo, o que muda é o sítio onde se faz. Para o cliente, é na verdade ainda mais fácil, porque fica apenas ao alcance de um clique! São de tal forma práticas que até pode fazer seguros complexos como: seguro para automóvel clássico.

De resto, as seguradoras online facultam aos seus potenciais clientes simuladores, onde podem testar as várias coberturas existentes e verificar que preços poderão pagar pelo Seguro Automóvel. Uma vantagem que permite escolher os possíveis “extra” do seu Seguro com verdadeiro conhecimento de causa. Além disso, são rápidas ao ponto de poder fazer um seguro na hora.

Que precauções tomar antes de fazer um seguro online

Se vai optar por fazer o seu Seguro Automóvel online, não se esqueça de recolher o maior número de informações possível, esmiuçando todos os detalhes na página da seguradora. Tire todas as dúvidas que lhe surgirem, nos números de apoio que usualmente são fornecidos nas respectivas páginas. E simule, simule e simule…

Antes de assinar a sua apólice, deve também ter em conta que a seguradora lhe deve transmitir, com clareza, os seguintes detalhes, conforme recomendação do Instituto de Seguros de Portugal:

  • os custos dos meios de comunicação à distância
  • as formas de pagamento
  • o direito de livre resolução do contrato
  • o período de validade das informações prestadas
  • os meios alternativos de resolução de litígios e o respectivo modo de acesso

Durante o processo de subscrição do Seguro online, mediante os formulários próprios disponibilizados pelas seguradoras, deve ter em atenção se todas as informações necessárias lhe são disponibilizadas com rigor e de forma muito clara. Deve também ser possível guardar todos os dados que submeter à seguradora – não se esqueça de ficar com uma cópia do contrato final que submeter, pois será uma garantia perante eventuais problemas que possam aparecer.

Não se deixe enganar!

Um bom truque, para não enveredar por uma via enganosa, é optar pelas seguradoras mais conhecidas – há muitas que já anunciam na televisão e que têm vindo a crescer no mercado, com cada vez mais clientes, fruto dos preços atractivos.

Estas novas seguradoras conseguem dar uma resposta ágil à maioria das situações envolvendo os seus clientes, embora possa haver algumas queixas no que concerne à assistência em viagem. É certo que se tiver o azar de se envolver numa grande complicação na estrada, poderá enfrentar maiores dificuldades, se escolher esta opção. É que, neste caso, não poderá confrontar ninguém directamente, terá que tratar de todos os detalhes por via do email ou por telefone. Ora, se isso é mais confortável para a companhia, poderá ser menos agradável para si.

2 Responses

  1. Firmino Rodrigues says:

    Como dissecaram, e muito bem, as vantagens destes seguros, deveriam informar, também, as muitíssimas desvantagens que estes seguros encerram.Não se trata só dos problemas de comunicação, existem os problemas de resolução de sinistros e outros assuntos agregados. Obrigado!

  2. julio lobato says:

    a companhia direct nao vale nada. e o instituto so diz maravilhas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *