É possível fazer seguro automóvel familiar
Há cada vez mais seguradoras a oferecerem aos seus clientes o chamado Seguro Automóvel Familiar. Este tipo de apólice permite integrar vários veículos no mesmo pacote, uma forma de simplificar o processo e de o tornar mais barato.
Este tipo de Seguro não se destina apenas aos automóveis, abrange também motociclos, moto 4 e até veículos antigos e clássicos.
A cobertura obrigatória de Responsabilidade Civil, bem como os habituais “extras” de assistência em viagem, apoio jurídico, quebra de vidros isolada, furto ou roubo, estão previstos no Seguro Automóvel Familiar. Mas este tipo de apólice inclui ainda outras coberturas inovadoras, como por exemplo, a dívida segura, a assistência em caso de furo de pneu, a falta de combustível ou avaria, a protecção de danos de capacete ou a possibilidade de veículo de substituição.
Na verdade, a maioria das seguradoras oferece diversas possibilidades, de forma a que a solução final se adapte da melhor maneira às necessidades dos seus clientes.
De modo a aliciar mais condutores, no âmbito de um tipo de Seguro que só recentemente se começou a comercializar, as companhias de seguros oferecem descontos globais, no valor total do prémio, que podem chegar aos 20 por cento! Uma significativa vantagem para as famílias que detêm várias viaturas.
As seguradoras também escolhem facilitar as vias de pagamento, e, por norma, quem optar por pagar mensalmente não sofrerá encargos suplementares.
Vantagens de um seguro familiar
É sem dúvida uma opção que pode trazer grandes vantagens, a começar pelo preço, mas também dada a simplicidade de ter vários veículos tratados numa só apólice. E, sempre que agregar um novo veículo ao seguro, terá mais um desconto suplementar!
Uma grande desvantagem de ter um Seguro Automóvel Familiar é que, em caso de sinistro de um dos veículos, o seguro alusivo a todos os restantes é agravado. Agora imagine o que é agravar um seguro contra todos os riscos! Uma penalização que importa considerar e que pode, no fim de contas, tornar esta via menos benéfica, avaliando todos os detalhes com precisão.
Idealmente, deve avaliar com peso e medida se o Seguro Automóvel Familiar serve as suas pretensões, e o desejado interesse de pagar menos pela sua apólice. Faça todas as simulações nos sites das seguradoras na Internet – a maioria disponibiliza simuladores, onde pode testar várias soluções e vários tipos de coberturas, de modo a apurar qual serve melhor os seus interesses. Não se esqueça de comparar o mesmo tipo de coberturas nas diversas companhias, mas confirme se todas cobrem o mesmo (é que a mesma tipologia de cobertura poderá ter interpretações distintas, nas letras pequeninas).
Pesquise bem o mercado!
Após essa primeira pesquisa online, não se iniba de contactar em primeira mão as seguradoras, via telefone, por exemplo, e de lhes manifestar as vantagens oferecidas pela concorrência. Vinque esse desejo de subscrever um Seguro Automóvel Familiar, apontando a eventual inclinação por soluções oferecidas por outros – é uma boa forma de poder arrancar descontos suplementares e condições especiais.
Esteja também atento às campanhas das seguradas que, nos últimos tempos, vão promovendo descontos, no capítulo dos Seguros Automóvel Familiar, de modo a vincularem o maior número de veículos nos seus contratos.
Nota: este seguro pode não ser o mais apropriado para um produto como o seguro de carta.