Modalidades de pagamento de um seguro automóvel

O que nunca lhe disseram acerca do seguro auto

Modalidades de pagamento de um seguro automóvel

Modalidades de pagamento dos seguro

A maioria das seguradoras permite aos seus segurados pagarem o seu Seguro Automóvel da forma que mais lhes convém. Podem pagar uma vez por ano ou duas vezes por ano, trimestralmente ou até mensalmente! É ao gosto do freguês! O mais importante é que avalie todas as condições, e que faça contas, designadamente ao seu orçamento mensal, para apurar qual será a melhor solução para o seu caso.

Para o ajudar a decidir, deixamos-lhe aqui algumas das vantagens e desvantagens do pagamento em qualquer uma das modalidades.

Pagamento Anual

É a modalidade de pagamento mais económica. Por isso, se tem capacidade financeira para o efeito, deve pagar o seu Seguro Automóvel de uma só vez. O pagamento fraccionado do Seguro agrava o valor anual que se paga pelo mesmo. Mas é claro que esta via é apenas para quem tem dinheiro disponível para o fazer. Os que não podem optar por este pagamento único, têm que se sujeitar a um custo maior, mas que, sendo faseado, será mais fácil de pagar.

Pagamento bi-anual

Dividir o pagamento do Seguro Automóvel em duas fracções, ou seja, duas vezes por ano, permitirá manejar melhor as finanças lá de casa, embora isso aumente o valor anual a pagar. Certo é que também diminui a quantia a pagar em cada fracção. E como saberá de antemão as datas quando terá que pagar, poderá ir pondo de parte dinheiro para o efeito, sem que isso afecte em demasia o seu orçamento familiar. É claro que isto exige um planeamento rigoroso da sua parte, já que, caso se esqueça de poupar o valor necessário para o Seguro, ou se tiver um percalço que obrigue à utilização do dinheiro amealhado, poderá ficar em dificuldades.

Pagamento trimestral

É outra opção de faseamento que beneficia aqueles que não têm muito dinheiro livre para fazer face a quantias mais elevadas. Mais uma vez, esta opção aumenta o valor anual do Seguro, mas permite àqueles que não são muito endinheirados lidar de forma mais simples com a situação, uma vez que as fracções a pagamento diminuem, relativamente ao valor que seria devido de uma só vez ou dividido em duas vezes. De novo, será urgente reservar algum do dinheiro averbado mensalmente para fazer face a esta despesa, quando for a altura de pagamento. E mais uma vez, a omissão desta obrigação, ou situações imprevistas, poderão criar sérios problemas e levar, designadamente, ao endividamento para fazer face a este gasto.

Pagamento mensal

Esta é a forma mais recomendável para quem tem dificuldades em pôr dinheiro de parte, seja por falta de hábito, seja por impossibilidade total, devido a um salário menor. Mais uma vez, o valor total do Seguro encarece, mas as fracções a pagar serão as mais leves, relativamente às outras formas de pagamento. E como é uma despesa que sai todos os meses da conta, correrá menos riscos de ficar sem dinheiro para a custear, seja por se esquecer de reservar verbas para a suportar, seja por outros imprevistos que possam aparecer no caminho.

Em todos os casos é bom que conheça a legislação do seguro automóvel, seja qual for o método de pagamento que escolher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *