Preço do Seguro Automóvel

Subscrever um Seguro Automóvel acarreta uma série de condicionantes a que importa estar atento. O preço é o factor que mais importa à maioria, tanto mais em tempos de crise! E é no preço que a maioria das seguradoras procura diversificar, apostando em diferentes coberturas e em promoções para cativar clientes.

Preço do Seguro Automóvel

Aspecto importante na definição do preço final de um Seguro Automóvel são os chamados factores de risco, definidos pelas seguradoras com base numa série de princípios, apoiados, designadamente, em dados estatísticos. Para cada condutor, é definido um perfil com base nas suas características pessoais, e nos dados do seu veículo, que permite chegar a um factor de risco determinado. Em função desse factor, o preço final do Seguro Automóvel agravar-se-á ou diminuirá.

Antes de subscrever o seu Seguro Automóvel, veja assim que aspectos podem influir no preço que vai pagar.

Factores que determinam o preço de um seguro automóvel

Sexo

As mulheres pagam menos do que os homens – as seguradoras baseiam-se em dados estatísticos para definirem os factores de risco associados aos condutores e é informação recorrente que as mulheres têm menos acidentes. Considera-se que são mais cuidadosas, e vagarosas, nas estradas, o que as coloca como menos causadoras de sinistros.

Idade

Um condutor mais jovem paga mais do que um condutor mais velho – a seguradora tem em conta a maior experiência do segundo, na definição do risco.

Historial do condutor

O registo de acidentes do tomador do seguro é um factor importante na definição do preço final do Seguro Automóvel. A quantos mais acidentes o condutor estiver associado, maior despesa terá no prémio final da sua apólice. Caso seja um condutor sem sinistros, e se tiver um Seguro no seu nome há vários anos, terá um bom benefício.

Região onde vive

Viver em localidades rurais torna o seguro mais barato – nas cidades ou vilas mais pequenas há menos trânsito e, logo, menos acidentes, em comparação com as grandes cidades, onde se registam mais confusão, mais stress e mais sinistros.

Modelo do carro

O tipo de viatura segurada é também factor essencial para a definição do preço final do Seguro Automóvel. É claro, desde logo, que as marcas mais procuradas pelos ladrões pagam mais caro, por razões óbvias! Será um risco maior segurar este tipo de carros, geralmente de alta cilindrada. O ano de fabrico do carro é outro dado importante que pode influenciar o preço, designadamente por causa da reposição.

Ter ou não ter garagem

Os carros abrigados em garagens suscitam Seguros Automóveis mais baratos. As seguradoras depreendem que, mais protegidos, os veículos ficam menos expostos a roubos e acidentes ou intempéries. Já permanecendo no exterior estarão sujeitos a maior desgaste e a maior risco.

O valor da franquia

Quanto menor for a franquia, maior será o preço do Seguro – a franquia é o valor dos prejuízos que cabem ao tomador do seguro, em caso de acidente.

As coberturas

Quantas mais coberturas subscrever, mais caro fica o Seguro – lembre-se de pensar se precisará mesmo de tantos “extra” no seu Seguro Automóvel (poderá estar a subscrever mais do que precisa!).

Agora que sabe que factores influenciam o preço do seu seguro pode mais facilmente encontrar um seguro barato. Seja ele um simples Seguro Automóvel de Responsabilidade Civil, um seguro de garagista ou até um seguro familiar.

Para mais esclarecimentos verifique também se tem dúvidas acerca de seguros.

O QUE ACHOU DO ARTIGO?