Qual é o melhor seguro automóvel?

O melhor Seguro Automóvel para todos não existe! Não há o melhor Seguro, há o melhor Seguro para si. Cada oferta que existe no mercado é praticamente única, dependendo das características individuais do condutor, designadamente a idade, o sexo, a zona de residência, e do tipo de carro que conduz.

Melhor seguro automóvel

Por isso, na hora de escolher um Seguro Automóvel, deve procurar aquele que melhor se adequa à sua situação.

Dicas para escolher o melhor Seguro Automóvel:

  • compare diversas seguradoras – os preços podem variar significativamente, mesmo que as coberturas sejam semelhantes
  • contractualize apenas o que precisa – analise devidamente a sua situação, especialmente o uso que faz do carro, para retirar conclusões quanto às coberturas adicionais de que necessitará
  • verifique se Seguros semelhantes oferecem o mesmo – de seguradora para seguradora, Seguros Automóveis semelhantes poderão revelar-se bem diferentes no tipo de coberturas e benefícios previstos. Esteja atento a isso e àquilo que poderá ficar de fora da apólice
  • a importância da assistência – é importante ter em conta se, num momento de aperto, a sua seguradora lhe prestará a assistência desejada, de forma rápida e eficaz. Procure eventuais reclamações de clientes neste campo, para avaliar se a companhia de seguros com que pretende assinar contrato será uma boa opção
  • o valor da franquia – quanto maior for a franquia, menor será o prémio final do seguro. Lembre-se de que terá que custear todas as despesas que sejam inferiores ao valor da franquia

Em termos globais, deve saber que se conduz um carro que já não é novo, em segunda mão ou com pouco valor no mercado, sairá mais beneficiado se assinar um pacote de Seguro simples, dos mais básicos do que um seguro contra todos os riscos. As coberturas de Responsabilidade Civil e Assistência em Viagem deverão bastar-lhe e assim obterá um seguro mais barato.

Mais informação para poder escolher o melhor seguro

No caso da Responsabilidade Civil, a única obrigatória por Lei, o capital mínimo coberto é de 750 mil euros para danos materiais e 2 milhões e 500 mil para danos corporais. Se porventura achar que é pouco para o seu caso, aposte em coberturas mais completas.
E se optar pelo Seguro simples da Responsabilidade Civil, a melhor escolha será sempre a mais barata, já que as coberturas são definidas pela Lei e, logo, iguais em todas as seguradoras.

É certo que é sempre conveniente vincular-se a um Seguro que garanta a assistência em viagem, um “extra” que não encarece em demasia o preço global e que lhe dará muito mais garantias em caso de acidente ou avaria do automóvel.

Para quem tem um carro novo, e sobretudo se ainda está a pagá-lo ao Banco, o melhor Seguro deverá necessariamente incluir uma cobertura mais alargada, designadamente no que respeita aos danos no veículo. Há coberturas para precaver casos de colisão, roubo e incêndio e poderá ser vantajoso contratualizá-las.

E se vive numa zona sujeita a fenómenos naturais, como inundações ou fortes tempestades, vincular-se a uma cobertura que abranja estes factos será importante, sobretudo se não tem garagem.

Em conclusão, o melhor Seguro Automóvel depende de caso para caso. O ideal é que analise cuidadamente todas as ofertas e opte pela que se encaixa melhor no seu perfil, comece por fazer uma simulação de seguro (inclui contactos de seguradoras online) e escolha o mais adequado.

incendio num carro numa garagem seguro responsabilidade civil

O QUE ACHOU DO ARTIGO?